segunda-feira, 27 de abril de 2015

PARTICIPANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO ELOGIAM AS AULAS DO MÓDULO I












No decorrer desse fim de semana (sábado – 25/04/15 e domingo 26/04/15), foram realizadas as aulas do primeiro módulo do Curso de Formação para Lideranças Comunitárias da Lomba do Pinheiro: Construindo Saber e Cidadania, promovido pelo Conselho Popular.

O evento foi marcado por dois dias de intensas atividades. No sábado, contou com a mediação dos educadores José Ovídio, que versou sobre o tema - “quem sou” no contexto da humanidade; Francisco Geovani de Sousa que mediou a apresentação dos sujeitos sociais: “quem somos” – oportunizando a apresentação individual dos presente; e Tavama Nunes, que brilhantemente expôs o contexto histórico da Lomba do Pinheiro.

No Domingo foi à vez da visita às comunidades, ouvindo das lideranças locais o contexto historio in-loco, conhecendo o território a partir do relato de moradores antigos, que descreveu pontos marcantes da origem dessa comunidade. Foram visitadas as Vilas Jardim Franciscano, Quinta do Portal, MAPA, Herdeiros/Barragem da Lomba do Sabão, Santa Helena, Panorama, Tribo Caingangues, Recreio da Divisa, Primeiro de Maio e São Carlos.

Depois almoço, servido aos participantes, no CPCA, foi à vez da exposição de João Marcelo apresentar o conteúdo de “Como se Faz Análise de Conjuntura”. Todo o encontro foi marcado pela animação de gaita e violão de Ricardo Rambo.

 A participação e disposição dos participantes foi muito importante. Interagiram de forma muito interessada na metodologia e dinâmica apresentada.

A avaliação expressada por todos e todas demonstra satisfação, interesse e positividade com o conteúdo do curso oferecido.

A próxima atividade (o módulo II) ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio e tratará sobre os Processos de Organização e Planejamento: instrumentos de gestão participativa; Como organizar e coordenar eventos/ações/reuniões; Técnicas de elaboração de documentos.

O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, mais uma vez é protagonista em ações e atividades relevantes para a Região. Ao oferecer esse Curso de Formação, contribui imensamente na qualificação interventiva das lideranças populares do bairro.

Estão de parabéns todos e todas que se dispuseram dedicar parte do seu tempo para ampliar conhecimentos e desenvolver metodologias organizadas na sua atuação comunitária.


Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário