Olá pessoal! Meu nome é Cristiano Aguiar e eu morei na Lomba do Pinheiro no ano de 2005 á 2006 enfim eu quero dizer que independente de ser um local carente, e com poucas oportunidades, eu adorei este lugar as pessoas são ótimas, solidárias e prestativas. No ano de 2005 eu comecei um projeto nesse bairro, (na época eu ensinava capoeira e algumas coisas do nosso folclore afro-brasileiro). Enfim tive que desistir pq na época embora eu tivesse "dominado" a localidade não tinha grandes apoios, nem incentivos de nenhum orgão. era eu, apenas eu. e naquele momento não deu, e tive que voltar para o Rio de Janeiro. Porém hj ás vezes penso em voltar e tentar de novo, agora com mais experiência no assunto saberia a quem procurar, a questão é será que alguém se habilitaria a me ouvir, a me levar a sério, em um assunto que se trata de reabilitação e integração social???
Conselho Popular da Lomba do Pinheiro - 27 Anos de Lutas e Conquista!
Uma história de luta e de conquistas em busca da qualidade de vida dos moradores da região da Lomba do Pinheiro. Assim é o empenho do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, fundado em 23/11/1991, com o objetivo de "aglutinar as forças vivas e defender todos os interesses coletivos da região da Lomba do Pinheiro e adjacências, mediante ampla participação da população, buscando o desenvolvimento da mesma e a qualidade de vida dos seus moradores". Conforme seu Estatuto, clique no link: file:///C:/Users/franc/Documents/Conselho%20Popular/ESTATUTO%20DO%20CONSELHO%20POPULAR%20DA%20LOMBA%20DO%20PINHEIRO%20pdf.pdf
Entre suas principais lutas, podemos citar para ilustrar as seguintes:
1 - Luta pela melhoria do Transporte Coletivo, como: Corujão, incrementação da Linhas Ipiranga, Azenha, Rápidas 32 32.1, Circular Lomba, Lotação e a permanente vigilância e cuidados com o cumprimento das tabelas horárias, etc.;
2 - Articulação para a conquista do Posto 24 e incidindo para aprovação no OP, bem como variados apoios às demandas do Conselho Distrital de Saúde da região;
3 - Implantação da agência Banrisul fundamentando a necessidade junto à Presidência do mesmo, em 2000.
4 - Mobilização da região para a conquista do Ensino Médio na Escola Rafaela Remião;
5 - Articulação para incidir na conquista do Centro Cultural e aprovação no OP;
6 - Emissário da Barragem da Lomba do Sabão;
7 - Luta para a ampliação da Extensão da Avenida Ipiranga a té campus da UFRGS, ainda em debate. E também a criação do Contra-fluxo, no horário do pico da manha, para fazer fluir o transito aos que se deslocam cedo da manha para outros destinos da cidade.
E muitos outros movimentos, na área da Cultura, Saneamento básico, meio ambiente, juventude, etc.
É atualmente a instituição regional, sem atrelamento a nenhum governo, mais antiga da Lomba do Pinheiro, que incide em busca de qualquer política pública para a região e que faz cobrança e controle social nas três esferas de governo. Ao mesmo tempo serve de base de apoio aos conselhos paritários e de políticas focais como é ocaso do: Conselho de Saúde, CORAS, OP, Fórum de Segurança, rede da criança e do adolescente.
Suas reuniões são quinzenais, nas primeiras e terceiras quarta-feiras do ano, as 19 hora, no Espaço Solidário da Paróquia Santa Clara (na parte principal da frente do ginásio) - Estrada João de Oliveira Remião, 4444 - parada 10 da Lomba do Pinheiro.
Conforme deliberação unânime da ultima Assembléia do final de ano, realizada em 21/11/2018, sua coordenação fica assim definida:
Coordenador Geral: Francisco Geovani de Sousa
Vice Coordenador: Isnar Borges
Primeiro Secretária: Veridiane Silva
Segunda Secretário: João Osmar
Comissão de Transporte: Geovani, Teresinha, Maristela, Lurdes, Carlos Pinheiro, Gilmar, Ana Lúcia, Miguel Nunes, Miguel Rodrigues, Neozeli, Bruno, Silvia
Comissão de Educação e Cultura: Geovani, Tavama, Vridiane, Acir, Cleo
Comissão de Comunicação: Geovani, Isnar, Marcio, Avelange
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento: Nunes, Maristela, Zé da Lomba e Mello
Parabéns a todos que se dedicam e ajudam a construir os instrumentos de luta e participação para a melhoria da região.
Olá pessoal!
ResponderExcluirMeu nome é Cristiano Aguiar
e eu morei na Lomba do Pinheiro
no ano de 2005 á 2006
enfim eu quero dizer que independente de ser um local carente, e com poucas oportunidades, eu adorei este lugar as pessoas são ótimas, solidárias e prestativas.
No ano de 2005 eu comecei um projeto nesse bairro, (na época eu ensinava capoeira e algumas coisas do nosso folclore afro-brasileiro). Enfim tive que desistir pq na época embora eu tivesse "dominado" a localidade não tinha grandes apoios, nem incentivos de nenhum orgão. era eu, apenas eu. e naquele momento não deu, e tive que voltar para o Rio de Janeiro.
Porém hj ás vezes penso em voltar e tentar de novo, agora com mais experiência no assunto saberia a quem procurar, a questão é será que alguém se habilitaria a me ouvir, a me levar a sério, em um assunto que se trata de reabilitação e integração social???