sábado, 1 de outubro de 2011

DST/AIDS É DEBATIDA NA LOMBA DO PINHEIRO

Em reunião realizada pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, na noite da quinta-feira - 29/09/2011, participaram os representanes: do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, o senhor Oscar Paniz; os Freis da Paróquia Santa Clara, Elcio e Franklin pela Pastoral da AIDS; Frei Lunardi; Gerson do GHC; Psicóloga Rosa Mayer do Sanatório Partenon; Assistente Social Eunice do PA Lomba; o Coordenador do Conselho Distrital de Saúde, senhor Gilmar e Marcelo Almeida que coordena o Programa DST/AIDS pelo Conselho Municipal de Saúde, onde na mesma foi protagonizado o debate acerca da preocupação que envolve a Lomba do Pinheiro como sendo uma das regiões da cidade com o maior índice de pessoas envolvidas com essa doença.

Segundo Almeida, essa situação constatada tem motivado a necessidade de uma intervenção imediata envolvendo lideranças e demais instâncias da região com o propósito de pensar estratégias de enfrentamento. Salienta que é sabido que em determinada escola há situações envolvendo um grande número de adolescentes afetados pela doença e muitas vezes desconhecida pelo local.

Entre as ações pensadas nessa reunião, proposta pelos convidados, é a de se fazer uma capacitação para as lideranças locais dando conhecimento dessa problemática, de forma coletiva e participativa, trabalhando alternativas a esse enfrentamento, bem como instrumentalizando-as para saberem lidar com essa realidade em suas comunidades, humanizando a situação. Também, como ação será oportunizado a realização do teste rápido.

Como encaminhamento ficou agendado para o dia 26/11/2011, um encontro envolvendo todas lideraças das diversas comunidades da Lomba do Pinheiro, demais seguimentos, bem como os agentes pastorais da Paróquia Santa Clara, onde será aprofundado estratégias de enfretamento sobre esse tema.

O encontro demarcará a semana de enfrentamento à AIDS que é comemorada no dia primeiro de dezembro, como o Dia Mundial de Luta Conta a AIDS. A Participação e envolvimento de todos (as), nessa luta, é muito importante!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro    

Nenhum comentário:

Postar um comentário