domingo, 2 de outubro de 2011

LIDERANÇAS DA LOMBA DO PINHEIRO SE MANIFESTAM EM APOIO AO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA GUERREIRO LIMA

Na tarde do sábado 01/10/2011, lideranças de todas as vilas da Lomba do Pinheiro, reunidas no Fórum Regional do Orçamento Participatio (FROP), se posicionaram, através de um manifesto de apoio à decisão tomada entre as Secretarias Municipal e Estadual de Educação - SMED e SEDUC, ao implantar o Ensino Médio noturno na EMEF Afonso Guerreiro Lima, na parada 11 da região.
 
 
O documento que teve adesão unanime de todos presentes e conta com a assinatura de todos Delegados do OP, presidentes de Associações de Moradores da Lomba do Pinheiro/Agronomia, Coordenação do Conselho Popular, Conselho Distrital de Saúde (CDS), Conselho Regional de Assistência Social (CORAS), Fórum de Justiça e Segurança da Lomba do Pinheiro, Comissão de Cultura e Esporte da Lomba do Pinheiro, Conselheiros do Orçamento Participativo, Conselheiros da Temática de Educação, Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), Paróquia Santa Clara e demais lideranças em geral.
 
 
Tal posicionamento deve-se pelo fato de haver rumores externados por membros da direção da escola, em querer provocar um movimento interno nesse estabelecimento de ensino contra essa demanda legitima e esperada por toda comunidade da Lomba do Pinheiro. Embora ainda estejam em processo de debate com o seu Conselho Escolar, já é sabido acerca dessa intenção, que certamente não dialoga com a vontade majoritária das lideranças e moradores da regíão.  
 
 
A necessidade dessa demanda é antiga e também manifestada pela propria diretora da escola em situação ocorrida, numa conversa realizada em abril de 2011, quando a mesma foi convida para se engajar no movimento de paralização ocorrido em 08/04/2011 - vide link's: http://cplombadopinheiro.blogspot.com/2011/04/na-manha-desta-sexta-feira-08042011-o.html e http://cplombadopinheiro.blogspot.com/2011/04/conselho-popular-junta-mais-de-500.html , onde ela referia a importância do Ensino Médio na região, visto que era gritante a realidade dos alunos que concluiam o Ensino Fundamental e tinham que realizar suas matriculas para o primeiro ano, em escolas do centro da cidade, com dificuldades financeiras e de deslocamento.
 
 
Na realidade o que as lideranças desejam é que a Direção da escola seja a primeira a se manifestar em favor dessa necessidade, mantendo-se coerente com falas anteriores. Que o debate que se promova vá ao encontro aos processos decorrentes da forma que será proporcionada a gestão dessa modalidade de Ensino.
 
 
A referida escola é uma das principais da região e toda a sua evolução de crescimento físico tem a contribuição de muitas lideranças comunitárias, que a pautaram no Orçamento Participativo buscando verba para torna-la adequada aos alunos, como é. Vale Lembrar o recurso destinado na segunda etapa da reforma, demandada em 1995, quando foi aprovado por todos, assim como outros recursos. Não é salutar que vontades oriundas de pessoas residentes em outros bairros da cidade venham se manifestar contrária a uma demanda justa da região.
 
 
Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba o Pinheiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário