quinta-feira, 7 de março de 2013

PROPOSTA DO CONSELHO POPULAR PARA DESAFOGAR TRÂNSITO NA LOMBA DO PINHEIRO

Ideia de PONTE  que imaginamos para desafogar 
o congestionamento da entrada da Lomba do Pinheiro.
  
Abaixo apresentamos a proposta sugerida pela Coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, desde abril de 2011, para solucionar o problema do congestionamento e tempo de viagem do bairro ao centro da capital.

Trata-se da possibilidade de abertura da Avenida  Ipiranga, a partir da Avenida Antonio de Carvalho até a entrada do Campus da UFRGS, sobre o Arroio Ipiranga. O pedido de estudo técnico para elaboração de projetos para construção de uma eleva, já foi encaminhado à prefeitura de Porto Alegre, em documento entregue ao prefeito José Fortunati, em  Audiência Pública com autoridades, na Lomba do Pinheiro, conforme pode ser observado nos links: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2011/04/na-manha-desta-sexta-feira-08042011-o.html (referente à paralisação) e (plenária com moradores): http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2011/04/conselho-popular-junta-mais-de-500.html

Conforme pode ser observado nos mapas abaixo, o trecho mais rápido ao centro da cidade é pela avenida Bento Gonçalves. Qualquer outra possibilidade, somente por Viamão, na altura da parada 20, ou pela Estrada Antonio José da Silveira, na parada 21 ou pela Afonso Lourenço Mariante, na parada 6. Os três últimos, com longo percurso. Veja detalhes no mapa 1, abaixo:

No mapa 2, a seguir, apresentamos como seria o trecho que contempla a proposta e a necessidade de construção de elevada, sinalizado de vermelho: 


O propósito do Conselho Popular é aprofundar o debate acerca dessa demanda no decorrer do ano. Entendemos que é natural o crescimento demográfico do bairro, no entanto é necessário encontrar alternativas antes que se agrave mais o problema dos crescentes congestionamentos e acréscimo do tempo de viagem até o centro da cidade. Conclamamos todas lideranças da região a se somarem a essa luta. 

Francisco Geovani de Sousa
Coordenado do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro 



2 comentários:

  1. E o que está sendo feito, referente à solicitação de sinalização de proibido estacionar na subida da João de Oliveira Remião, nº 975, aonde um morador ocupa uma via da pista como estacionamento particular de sua micro IHV 4738?????? A EPTC diz que não pode fazer nada, pq não tem sinalização. Nós, moradores da lomba do pinheiro, que ficamos presos atrás da micro desse cidadão que desrespeita os demais moradores que utilizam a João de Oliveira Remião em horário de pico, precisamos nos mobilizarmos e cobrarmos atitude da Prefeitura e da Eptc. Conto com a colaboração deste importante conselho. Gustavo (8588.2924)

    ResponderExcluir
  2. Prezado Gustavo, hoje eu tratei com a EPTC sobre essa demanda de sinalização. Amanhã (04/04/13), contatarei novamente e darei detalhes sobre esse pedido e espero que seja resolvido. Entrarei em contato contigo para conversarmos sobre. Grato pela manifestação no nosso blog!
    Abraço,
    Geovani

    ResponderExcluir