quarta-feira, 22 de maio de 2013

LUTA DO CONSELHO POPULAR CONQUISTA ENSINO MÉDIO PARA A LOMBA DO PINHEIRO



Na reunião do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro realizada na noite desta terça-feira, 21/05/2013, com a presença da Educadora da SEDUC, a senhora Soraia e das senhoras Maria Cristina e Alda Arruda da SMED e demais lideranças da Região, foi ratificado a Luta e conquista do Ensino Médio a ser implantado na Escola Municipal Afonso Guerreiro Lima, situado na parada 11, na rua Guaíba. A escola estava representada pelas Diretoras Ana Márcia e Terezinha Sá.

A mesma vem sendo debatida e reivindicada desde abril de 2011, quando o Conselho Popular resolveu paralisar a Avenida João de Oliveira Remeão em 08 abril de 2011 - veja link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2011/04/na-manha-desta-sexta-feira-08042011-o.html e dentre outras demandas sinalizava pela importância de otimizar os espaços das Escolas da região, no turno da noite, viabilizando o Ensino Médio.

É sabido o quanto seria demorado para a aprovação e construção de uma Escola para essa modalidade de ensino. A definição para o local, captação de recurso, construção, adequação e contratação de recursos humanos demandaria uma longa espera até essa concretização.

Com essa demanda apontada, o primeiro gesto para viabilizar a aprovação partiu da Secretária Cleci da SMED que convidou a Coordenação do Conselho Popular para discutir o assunto junto com a SEDUC, conforme pode ser visto neste link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2011/05/debate-sobre-ensino-medio-na-lomba-do.html. A partir desses debates, e definição de que escola Afonso Guerreiro Lima seria mais propícia para atender essa demanda, o prefeito, em visita à região entrega oficio à Direção da Escola, sugerindo a mesma para ser utilizada com o Ensino Médio no período da Noite, conforme pode ser visto no link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2011/09/um-sonho-proximo-ensino-medio-notutrno.html, ficando a SEDUC com a incumbência os recursos humanos.

Na audiência pública realizada dia 15/04/2013, http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2013/04/reuniao-publica-na-lomba-do-pinheiro-e.html o Conselho Popular pautou novamente essa demanda e mais uma vez a secretária da SMED deu favorável o pedido, deixando a Coordenação do Conselho Popular para negociar com a SEDUC as responsabilidades de competência dessa secretaria. A comunidade está de parabéns, pois ambas as secretarias foram sensíveis e se colocaram favoráveis a esse pedido.

Segundo as representantes da secretaria, as condições para adequar os espaços físicos da escola já estão sendo providenciado pela SMED, assim como, segundo a SEDUC, o processo para implementação dessa modalidade de Ensino já foi aberto e os tramites para proporcionar as condições desse Ensino Médio já estão em andamento.

De acordo com Soraia/SEDUC se tudo ocorrer como estão trabalhando, em 2014 já será possível a abertura das aulas. O Conselho Popular agradece a sensibilidade das secretarias (SMED e SEDUC) pela parceira feita para viabilizar o pedido da região, assim como todas as lideranças que não mediram esforços para lutar por essa importante demanda.

Os passos do Conselho Popular daqui pra frente será o de acompanhar todo o processo de implantação desse Ensino Médio, até o inicio do primeiro dia de aula. Mais uma importante Conquista pleiteada pela luta dessa instância da mobilização popular. Parabéns a todos e todas.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular

da Lomba do Pinheiro

2 comentários:

  1. Prezado Geovani, o conselho está apar do que está acontecendo na Escola Maria Chiká , saiu até no Diário Gaúcho o que podemos fazer para ajudar??
    Lauraci

    ResponderExcluir
  2. Se precisar de algum apoio e estiver ai nosso alcance, podem nos contatar que teremos o prazer em sermos parceiros.
    Abraco,

    ResponderExcluir