sexta-feira, 12 de julho de 2013

É INICIADO O CONTRA FLUXO, COM A TERCEIRA FAIXA PARA ÔNIBUS E LOTAÇÕES, NA LOMBA DO PINHEIRO





Foi iniciado nesta sexta-feira (12/07/2013) o Contra fluxo para ônibus e lotações, no horário do pico, que diminuirá em média entre 15 e 20 minutos o tempo de viagem dos coletivos ao centro da capital.

Esta é uma demando proposta pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro e atendida pela EPTC. O mesmo tem é média um quilometro de distância, iniciando no Beco do Davi/CEITEC até o corredor de ônibus na Avenida Bento Gonçalves.

Estiveram presentes no início dessa abertura, às 7h, a Coordenação do Conselho Popular, o Diretor-presidente da EPTC Vanderlei Cappellari e seus assessores. Foi percebida na ocasião, a fluidez do trânsito nesse trecho da avenida, que geralmente engarrafa atrasando o tempo de viagem dos condutores aos seus destinos.

 O Conselho Popular continua na luta para garantir a demanda da Extensão da Avenida Ipiranga, conforme já justificada neste blog, por entender ser a alternativa mais eficaz, para o futuro da mobilidade urbana da região.

Para isso, algumas estratégias já vêm sendo adotadas para sensibilizar o gestor público municipal e estadual, no sentido de estudo técnico e elaboração de projeto para captação de recursos para essa obra, cujo trecho proposto pelo Conselho Popular é a partir da Av. Antonio de Carvalho, através de uma ponte ligando até o Campus da UFRGS.

Essa proposta apresentada ao prefeito de Porto Alegre, em 2011, em documento emitido pelo Conselho Popular e ratificado por instituições da região já tem alguns desdobramentos. Conforme o Diretor Superintendente da METROPLAN, em 2012 foi constituído um grupo de trabalho para viabilizar estudo acerca dessa demanda. Também já foram  realizadas outras reuniões (com METROPLAN e comunidade) tratando sobre esse tema.

Dia 16 de setembro está sendo agendada uma audiência pública na Região, onde serão convidados  o Governador Tarso Genro, os prefeitos de Porto Alegre e Viamão, o Presidente da Assembleia Legislativa, os presidentes das Câmaras de Vereadores de Porto Alegre e Viamão, o Prefeito da UFRGS e demais segmentos da Lomba do Pinheiro, cujo propósito é avançar na concretude dessa proposta.

Entendemos que a aprovação dessa demanda é urgente, pois é cada vez mais crescente a possibilidade do agravamento da mobilidade urbana da Região.


Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

5 comentários:

  1. Parabéns Geovani. Mais uma vitória para a Lomba. Abraços. Liciê

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Liciê! Agora estamos nos organiando para a audiência pública em setembro, com autorides, sobe a extensão da Ipiranga. Tomara que tudo ocorra bem!
    Abraço, Geovani.

    ResponderExcluir
  3. Creio, q não funciou, haja vista, q até no sab teve transtorno no horario e movimento. Alternativa deve e tem de ser, aumentar a Av. João O.Remiao, em toda sua extenção, avançando 10m de cada lado da rua indenizando aos moradores e Aeromovel na Lomba.Fernando de Araújo.

    ResponderExcluir
  4. Defendi esta tese em 27/5/2012, na Reunião da OP, Prefeito e demais autoridades estavam presentes, assim como estender a Av. até a Av. Ipiranga por dentro da URFGRS. Urgente, já se passou + d 1 ano e nada fizeram. e o Povo da Lomba não se manifesta, nem faz paralizações. Sua inercia e ineficiencia, acomadados, não tem o direito se reclamar e exigir depois. ACORDA POVO DA LOMBA, VAMOS PRAS RUAS URGENTE!!!!! 7 DE SETEMBRO. INVAÇÃO

    ResponderExcluir
  5. E, ao Povo Aposentado, sabem que, quando se aposentam com 3 ou + salários mínimos, dentro de 2 ou 3 anos depois, acabam recebendo apenas 1 salario minimo e não se manifestação, ACORDA APOSENTADO!!!! reuniões, urgente.

    ResponderExcluir