terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PROLONGAMENTO DA AVENIDA IPIRANGA - AUDIÊNCIA PÚBLICA MARCA NOVO CAPÍTULO




Na manhã desta terça-feira (16/12/2014) mais uma audiência pública, realizada na Assembléia Legislativa trata sobre o prolongamento da Avenida Ipiranga. A mesma da continuidade ao debate promovido pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, desde 2011 que visa superar a problemática da mobilidade urbana da região.

O evento foi proposto pelo Deputado Aldacir Oliboni, que se engajou nessa luta, junto com a comunidade desde 2012 e tem contribuído com o avançar dessa reivindicação. Na Assembléia Legislativa já é o terceiro encontro promovido pelo mesmo.

Na audiência estiveram presentes representantes da EPTC, METROPLAN, SMOV, SPM, Câmara de Vereadores de Viamão, Associação de Amigos e Moradores do Jardim Universitário (de Viamão) que se soma com muito entusiasmos pelo evolução dessa proposta. Além de outras autoridades (Deputados, vereadores, instituições ligadas a área ambiental), também encontravam-se presentes várias lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro, Viamão e outros bairros.

Várias concepções foram ventiladas como alternativas, a partir das falas dos oradores. O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, por exemplo mantem sua proposição inicial da viabilidade da obra ser feita a partir de um viaduto, por entender menos impacto ambiental e menos confronto burocrático. A mesma ocuparia a extensão do Leito do Arroio Dilúvio até o Campus da UFRGS, sem precisar desmatamento e nem obstáculos com  a UFRGS, pois estaria dentro das margens dos 15m do rio.

EPTC e SMOV são simpáticas à proposta e se engajarão na busca de altivas para a demanda. A METROPLAN fará termo de referência fundamentando o projeto e contratará consultoria para estudo de impacto ambiental da área.

Como encaminhamento ficou a ampliação do Grupo de Estudo com as instituições presentes para definir proposta comum. Até fevereiro será marcado agenda na METROPLAN, com esse GT para avançar no debate.

A ideia inicial dessa proposta que já foi vista como utopia, começa ganhar contornos de realidade. O Conselho Populara da Lomba do Pinheiro parabeniza a iniciativa da audiência pública organizada pelo Deputado Oliboni, bem como credita importante a adesão e engajamento da  Associação de Amigos e Moradores do Jardim Universitário (de Viamão), que se fizeram presentes com boa representação e vem ampliando a conscientização da população em torno do tema.

Para 2015, já foi aprovado no planejamento do Conselho Popular, o aprofundamento dessa demanda. Portanto, será conclamado a participação massiva dos moradores da região e demais instituições. A Demanda que iniciantemente tinha um viés pontual para a região, beneficiando Viamão, passa as se transformar numa importante demanda pra região metropolitana, para a capital e Estado.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário