quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Avaliação e Planejamento de Ações do Conselho Popular é Feito por Lideranças da Região




Na noite desta quarta-feira, 02/12/2015 lideranças da região da Lomba do Pinheiro se reuniram para avaliar ações desenvolvidas pelo Conselho Papoular, no ano de 2015, bem como organizar planejamento para 2016.

Foram ressaltadas ações emblemáticas realizadas nesse período, como: o curso de formação desenvolvido com cerca de 60 pessoas e em cinco módulos distintos; a audiência pública sobre a extensão da Avenida Ipiranga;  encontro com Migrantes Haitianos; debate sobre a qualidade do transporte coletivo; entre outros temas, foram algumas das  atividades bem desenvolvidas pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro.

No debate para o Planejamento/2016, foram pautados seis pontos importantes a serem organizados pelo conjunto da militância. Para 2015 ainda coube a decisão de UMA AMPLA PARALISAÇÃO da Região Lomba do Pinheiro chamando a atenção dos moradores da Capital sobre a afronta do Conselho do Plano Diretor que aprovou gravame de abertura de uma rua sem a menor necessidade da mesma, e com fortes indícios de favorecimento a especulação imobiliária na Região, entre outras lacunas da falta de políticas públicas para o bairro.  A pauta para 2016 inclui os seguintes temas:

1 - PROTESTO SOBRE ABERTURA DA RUA QUE ATINGE ÁREA DO CENTRO CULTURAL E HORTA COMUNITÁRIA - Como encaminhamento foi tirado para o dia 18/12/2015, às 7 horas, na entrada da Lomba do Pinheiro, uma ampla paralisação contestando a decisão do Conselho do Plano Diretor que aprovou o Gravame dessa rua, contrariando a vontade da comunidade.

2 - REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO EM MARÇO DE 2016, CUJO PÚBLICO DIRIGIDO SÃO ADOLESCENTES E JOVENS DA REGIÃO  - o propósito é debater a importância da juventude no Cuidado da Praça da Juventude (CEU's) e incentivando-os para desempenhar lideranças positivas e protagonismo na vida social da região.

3 - REEDIÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS - atende o pedido dos cursados de 2015, cuja organização ocorre entre o Grupo de Trabalho composto por lideranças da Região, Receita Federal e UFRGS, que será proporcionado como Extensão Universitária. O público alvo do mesmo são os egressos do curso de 2015 e novos interessados.

4 - INTENSIFICAR O DEBATE SOBRE A MOBILIDADE URBANA A REGIÃO, BEM COMO A QUALIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO - Pautar agendas sobre a Extensão da Ipiranga; melhorias nas linhas de ônibus e incrementar o Circular Lomba, bem como agregando a fiscalização e sinalização do trânsito.

5 - CONTINUAR ATIVIDADES SOBRE MIGRANTES HAITIANOS já iniciada em 2015.

6 - MEIO AMBIENTE - reforçar debates sobre arroios da Região e outros aspectos que prejudicam o meio ambiente e a natureza.

As atividades do Conselho Popular são sempre abertas aos interessados com o bom desenvolvimento da Lomba do Pinheiro e seus moradores. As reuniões ocorrem sempre na primeira e terceira quarta-feira do mês, às 19 horas, no CPCA. A participação de todos/as é sempre o bom exemplo para a obtenção do bom êxito das ações coletivas e que favorecem o bem comum.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário