quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Beco da Taquara Muda de Nome para Avenida Adão Pretto

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou, na tarde da quarta-feira (9/12) o projeto de lei que denomina Avenida Adão Pretto e altera o logradouro público cadastrado como Beco da Taquara que inicia na parada 16 e segue ate a parada 9 da Lomba do Pinheiro, proposto pelo vereador Carlos Comasseto.

O referido logradouro até 1992, pertencia ao Município de Viamão até o advento da anexação de sete vilas à Porto Alegre. Esta via é uma das principais da região e costa todo o Parque Saint Hilaire circula uma das maiores linhas de ônibus (Bonsucesso). Devido a importância da mesma, já não cabia mais ser chamada como "beco" e ganhou a estatura de "avenida".

Com a sanção do prefeito José Fortunatti, na tarde desta quarta-feira (16/12/2015), foi cerrado a placa celebrando a alteração da mesma, a partir de então, para ser chamada como: AVENIDA DEPUTADO ADÃO PRETTO.

QUEM FOI ADÃO PRETTO: Adão Pretto, sendo um pequeno agricultor, sempre foi um homem ligado às questões camponesas, tendo iniciado sua trajetória política no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí, participou das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), instituições ligadas à Igreja Católica, além de ser um dos fundadores do Movimento dos trabalhadores rurais sem-terra no Rio Grande do Sul. No ano de 1980 filiou-se ao PDT e em 1985, migrou para o PT, sendo eleito deputado em seis ocasiões consecutivas: como deputado estadual constituinte no ano de 1986, como um dos primeiros deputados do PT gaúcho. No ano de 1990 foi eleito como deputado federal revisor, e reeleito como deputado federal nos anos de 1994, 1998, 2002 e 2006. O deputado era presidente da Comissão de Legislação Participativa e foi um dos membros brasileiros do Parlamento Latino-americano.
Como parlamentar, opunha-se aos ruralistas na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Sua principal bandeira política foi a reforma agrária. Chegou a escrever um livro sobre o tema: "Queremos Reforma Agrária" (Editora Vozes, 1987). Sempre se destacou na defesa da causa dos movimentos sociais populares, em especial aos ligados as questões do campo como a defesa dos interesses dos pequenos agricultores e da luta do MST, pois fez de seus mandatos ambientes institucionais para a articulação dos movimentos sociais populares no Brasil.
Vitimado por uma pancretite, estava internado havia 20 dias em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde faleceu devido a uma parada cardíaca durante uma intervenção com o objetivo de retirar o órgão, no dia 5 de fevereiro de 2009.
O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro faz o registro para divulgar o feito!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

4 comentários:

  1. Já tem pessoas criticando mas essa mudança é muito boa pois realmente uma rus com uma extensão tão grande não poderia mais ser chamada de beco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palhaçada trocar o nome dá rua que por anos foi chamada assim quero ver alguém chamar a rua por este nome agora sempre será Beco da Taquara para os moradores q moram na Lomba do Pinheiro

      Excluir
  2. Concordo plenamente com Natan! Não reconheço esse nome! Existe baixo assinados por toda lomba circulando, minha assinatura já esta lá! Com tanta coisa que deve ser mudada ficam se apegando a nomes de rua! Segurança cadê!? Estradas melhores, pois não é somente no BECO DA TAGUARA OU NA AV JOÃO DE OLIVEIRA REMIÃO que o povo passa prefeito! Quero ter liberdade para ir e vir! Quero segurança, quero educação! Esta faltando ideias? Me procura! Toma tenencia homem!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com Natan! Não reconheço esse nome! Existe baixo assinados por toda lomba circulando, minha assinatura já esta lá! Com tanta coisa que deve ser mudada ficam se apegando a nomes de rua! Segurança cadê!? Estradas melhores, pois não é somente no BECO DA TAGUARA OU NA AV JOÃO DE OLIVEIRA REMIÃO que o povo passa prefeito! Quero ter liberdade para ir e vir! Quero segurança, quero educação! Esta faltando ideias? Me procura! Toma tenencia homem!

    ResponderExcluir