quarta-feira, 10 de maio de 2017

Conselho Distrital Debate com a Comunidade Demandas da Saúde para a Região



Ocorreu na noite desta quarta-feira 10/05/2017, reunião do Conselho Distrital de Saúde da região da Lomba do Pinheiro, onde estiveram presentes a Gerente de Saúde da Região, representantes dos Conselhos Locais, lideranças comunitárias do Conselho Popular, Plano Diretor, Fórum de Segurança, profissionais da saúde, residentes e moradores.

A reunião inciou-se com o informe passado pela Gerente de Saúde Cristiane que disse que os postos de saúde da Lomba do Pinheiro/Agronomia estarão todos funcionando no próximo sábado 13/05, para proporcionar vacina H1N1 aos usuário do Grupo de risco. ou seja, crianças até 5 anos, idosos, gestantes, professores. 

A mesma prosseguio com outros informes com a informação dada pelo senhor Jairo, que deve ser  feito levantamento pelas lideranças sobre as necessidades de cada comunidade para ser executado pelo gestor municipal (semelhante ao que se chamava em outras épocas, de fórum de serviços). Segundo o mesmo, posteriormente (em 08 de julho o prefeito de vir na região para tratar sobre esse tema).

Na mesma dinâmica, Gilmar cobra a falta de remédios especiais na região, que vem prejudicando os usuários que deles precisam. Geovani informa sobre a Audiência Pública dia 30/05, organizada pelas redes da criança e do adolescente da cidade, bem como sobre a organização pelo Conselho Popular de um seminário que debaterá sobre Os Impactos do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro, a Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre, que breve será anunciado a todos. 

No aprofundamento da pauta, se verificou a estrutura das coordenações dos Conselhos Locais de Saúde se as mesmas estavam em dias. Ainda na sequência se trato sobre o prédio desocupado no Beco da Taquara que foi desocupado com a mudança dos profissionais da UBS Panorama e refletido, nesta ocasião para ser realugado para atender a Comunidade da Vila Bonsucesso e arredores. Estudo a ser feito pela Gerência de Saúde.

Também se debateu junto com lideranças da 5ª do Portal, 4 de Junho e arredores, sobre a possibilidade de aluguel do prédio do "Carboni" para desafogar a UBS Mapa e também para melhor atender os usuários dessas comunidade acima citadas.  

Sobre esse tema, a Gerente de Saúde Cristiane informou que já foi tratado sobre essa questão na Secretaria de Saúde analisando essa possibilidade, bem como foi trazido pelo Coordenador do Conselho Distrital e também Conselheiro do Plano Diretor, Carlos Pinheiro que informou que foi aprovado naquele Conselho uma contra partida para beneficiar a obra para essa unidade de saúde na 5ª do Portal, porém ainda deve levar em torno de dois a três anos para se efetivar..

Depois de amplo debate sobre este assunto em tela, e devida essa demora para a execução final dessa unidade, ficou de ser verificado a viabilidade desse aluguel provisório em local próximo dessas Comunidades.

Importante reunião, cuja consequência da organização e participação de todos é o resultado promissor para o beneficio de todo comunidade e região. Parabéns pelo encontro e a importante contribuição de todos.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro  


Nenhum comentário:

Postar um comentário