terça-feira, 24 de maio de 2022

ENSINO MÉDIO NA ESCOLA MARIA CRISTINA CHIKÁ É PAUTA EM ASSEMBLÉIA GERAL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS






Ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 23 de maio de 2022, audiência pública proposta pela Deputada Sofia Cavedon e o Vereador Aldacir Oliboni, na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, onde se debateu sobre a implantação do ENSINO MÉDIO NA EEEF MARIA CRISTINA CHIKÁ, situada na parada 16 da Lomba do Pinheiro.

Participaram da atividade apoiando e incentivando esse importante demanda para a região, além dos proponentes acimas referidos, a Deputada Federal Maria do Rosário; Vereador Jonas Reis; representação da SEDUC; do Conselho Estadual de Educação; Coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, bem como sua Comissão de Educação e Cultura; alunos do Cursinho Popular KiLomba; Promotoras Legais Populares (PLP’s); CORAS; CPCA; Paróquia Santa Clara; Entidades Sócio assistenciais da região; Escolas. Pais, alunos, conselhos escolares, CEDICA, Conselho de Segurança; Associações de Moradores e várias lideranças e juventude.

A situação da educação na região da Lomba do Pinheiro, tem se agravado, principalmente na ultima década, com a construção de cerca de quinze novos empreendimentos imobiliários, sem que se construísse qualquer equipamento de serviço público, como: escolas, unidades de saúde, escolas de educação infantil; qualificação do transporte coletivo, etc.

Esse fenômeno do crescimento demográfico desde 2010, tem trazido muitas preocupações para o conjunto da população. É imensa a lista de espera nas vagas da educação infantil, no ensino fundamental é possível encontrar várias crianças e adolescentes sem sua vaga garantida neste período do ano. O acesso ao Ensino Médio, sempre foi um grande gargalo e dificuldade para a nossa juventude, pois a única escola de Ensino Médio existente, somente foi instalada no ano de 2000 depois de muita mobilização das lideranças da região provocada pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro fazendo aprovar recursos no OP Estadual e adaptando salas de aulas na EEEM Rafaela Remião.

Uma região da cidade com a dimensão da Lomba do Pinheiro, que tem uma população equivalente as 50 maiores cidades do Estado, sem uma Escola de Ensino médio que viabilize sua juventude progressão nos seus estudos é preocupante. E é nesse sentido que a demanda tem sido preocupação permanente, como pode ser visto no link a seguir um dos movimentos feitos para adaptação de ensino noturno, nessa modalidade de ensino, na EMEF Afonso Guerreiro Lima: https://cplombadopinheiro.blogspot.com/2011/09/um-sonho-proximo-ensino-medio-notutrno.html.

Esse iniciativa protagonizada nesta audiência pública, sobre a implantação do ENSINO MÉDIO NA EEEF MARIA CRISTINA CHIKÁ, ratifica esse desejo de toda comunidade da Lomba do Pinheiro e vem em boa hora. Certamente foi o ápice para sensibilizar o poder público para aprovar essa importante demanda.

A Escola Maria Cristina Chiká é o resultado de lutas realizadas na década de 1970 através da Associação Comunitária da Vila Panorama – ASCOVIPA. Nesse período, em 1972, o Freis Franciscanos (conforme cita o Livro Memórias de Bairros), adotaram a Vila Panorama para desenvolver um trabalho Pastoral e elaboraram o plano com o seguinte foco: “tentar despertar e desenvolver o espírito comunitário na Vila Panorama.

Já naquele ano, em 1972, surge a ASCOVIPA e logo é construído, com a ajuda da comunidade o Posto da Brigada Militar na Parada 16 e no ano seguinte (1973), como terreno doado pela família Chiká é construída a escola que favorecia aulas no ano vindouro. No mesmo embalo, em 1974, foi construído a US Panorama com recurso financeiro do Jornal do Brasil, cujo terreno foi doado pelo Sr. Emílio Chiká e sua esposa que doaram o terreno e a ASCOVIPA proporcionou a água para a construção.

Memórias importante, dessa luta para o bem da comunidade. É salutar celebrar os 50 anos da ASCOVIPA em agosto deste ano, momento em que a Escola está a um passo de se tornar uma Escola de Ensino Médio. A região da Lomba do Pinheiro merece. Parabéns todos envolvidos por essa luta.

A audiência pública foi muito importante e gerou bons resultados com os seguinte encaminhamentos:

1 – Dia 30 de maio de 2022 terá reunião na SEDUC com: Primeira CRE; RH, Direção da Escola; Comissão de Educação do Conselho Popular; Conselho Estadual de Educação; Vereador Oliboni; Deputada Sofia Cavedon com o propósito de dar seguimento para implantação do Ensino Médio na Escola Maria Cristina Chika.

2 – Dia 02 de junho de 2022, será realizada uma visita nas dependências da Escolas com os seguimentos acima para analisara necessidades no local.

Parabéns a todos os seguimentos envolvidos. A região da Lomba do Pinheiro merece e necessita dessa escola de Ensino Médio. Para a nossa juventude não necessitar se deslocar para outros bairros tão longe. Viva a organização popular, viva a solidariedade de todos e todas parceiros/as.

 Francisco Geovani de Sousa

Coordenador do Conselho Popular

da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário