quinta-feira, 19 de maio de 2022

Reunião do Conselho Popular discute a falta de políticas públicas na Lomba do Pinheiro – o Descaso já anunciado em 2011


Na noite dessa quarta-feira, 18 de maio de 2022, lideranças e instituições da Lomba do, retomou sua reunião, após o agudo período decorrente da Pandemia do Covid-19. A mesma ocorreu na sala multiuso da Praça da Juventude (Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro).

Como de praxe o olhar do Conselho Popular, como desde sempre é intervir nas demandas de aporte global e de repercussão coletiva como: política da educação, mobilidade urbana/transporte, meio ambiente, saneamento básico, habitação, Esporte/Lazer, Cultura, entre outras demandas que não interfira diretamente nas particularidades já incididas palas comunidades através de suas instituições locais, bem como os conselhos paritários constituídos – CORAS, Fórum de segurança, Saúde, CMDUA, FROP.

Sempre se tratou com ética e respeito a atuação dos espaços constituídos, sendo agregador quando convidado para somar forças em lutas gerais como já ocorreu diversas vezes junto a Conselho de Saúde, Assistência Social, Horta Comunitária e outros. Interferi em comunidades alheias, sempre comungamos que é uma afronta a liderança local.

Nessa quarta-feira foi feito um diagnóstico dos principais problemas existentes na região. Se avalia que o que ocorre no momento é um descaso anunciado em 2011, quando detectamos que vivenciamos o descaso anunciado e alertado por este Conselho Popular em 2011, conforme pode ser observado nesse link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com/2011/04/manifesto-de-mobilizacao-e-pralisacao.html

Nesse período, mobilizamos a região e foi realizado um protesto, após ampla divulgação na região de um protesto na entrada da Lomba do Pinheiro onde denunciávamos essa situação, visto o desenvolvimento da construção de vários empreendimentos imobiliários, sem junto a construção de nenhuma escola, posto de saúde, creche, melhoria do transporte, além do engarrafamento com o aumento de automóveis e uma malha viária precária. O movimento teve apoio e aplaudido pela população. Vide, link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com/2011/04/na-manha-desta-sexta-feira-08042011-o.html

Na sequencia foi realizado uma audiência pública no CTG com mais de 600 pessoas, conforme link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com/2011/04/conselho-popular-junta-mais-de-500.html

O que foi anunciado, agora veio. De fato a população cresceu, mas os serviços e políticas públicas são as mesmas da época. Um poucochinho piorado e preconizado. O transporte público é o mesmo e com defasagem na tabela horária; as escolas, postos de saúde, educação infantil, também são as mesmas. A região com mais de 100 mil habitantes, esta um descaso só.

Diante disso, a reunião apontou algumas prioridades a serem enfrentadas no próximo período. Interceder imediatamente na área da educação para ampliação de vagas escolares na Educação Infantil, ensino fundamental e reforçar a luta pelo Ensino médio – nesse ponto a Comissão de Educação elaborará um plano de ação a ser apresentado na próxima reunião.

Outro ponto necessário é referente à mobilidade urbana e o transporte público. Foi designada a Comissão de transporte composta por: Geovani, Teresinha, Maristela, Carlos Pinheiro, Miguel, Ana Lucia, Lurdes, Acir, Margarida... Para retomar demanda já apontada e podermos incidir na busca de melhorias.

Meio ambiente e áreas de Lazer (Campo Santa Helena e Pinheirinho) é outra necessidade que foi apontado entre as prioridades, visto a desconstituição desses espaços como área pertencente a Porto Alegre. Assim como foi pedido apoio para reforçar demandas na área da saúde.

Diante do diagnóstico feito, viu-se a importância da ação coletiva, plural e ampla de todos os atores sociais da região para buscar a qualidade de vida do bairro. Reforçar apoio sempre que solicitado aos demais segmentos e retomar o calendário de lutas, cujas reuniões do Conselho Popular ocorrerão sempre nas primeiras e terceiras quartas-feiras do mês.  

Todos são importantes nesse processo. O resultado sempre será para a qualidade de vida da nossa região.

Francisco Geovani de Sousa

Coordenador do Conselho Popular

da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário