quarta-feira, 4 de maio de 2022

O Pré-Vestibular KiLomba Reinicia suas Aulas Presenciais nesse Próximo dia 9 de maio com 54 Alunos e Alunas.





Ao completar o seu terceiro ano de Fundação, o Pré-Vestibular KiLomba reinicia suas aulas Presenciais nesse próximo de 9 de maio de 2022 com 54 inscrições, marcando um novo horizonte para a juventude da Lomba do Pinheiro.

A iniciativa ofertada para a juventude e interessado do bairro e adjacências, é uma construção coletiva de várias lideranças ativas, através do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, cuja aula inaugural deu-se em 15/04/2019, conforme pode ser observado no link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com/2019/04/lomba-do-pinheiro-realiza-aula.html 

Esse é um espaço que leva esperança aos jovens da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, assim afirma  a coordenação do Conselho Popular - o Pré-vestibular KiLomba "tem demonstrado que a organização popular pode ousar com ações afirmativas diante de um contexto controverso da conjuntura social e política do país, num momento em que são vistos o desmonte das políticas públicas emancipatórias". Veja notícia: https://www.brasildefato.com.br/2019/05/10/pre-vestibular-kilomba-leva-esperanca-a-jovens-da-lomba-do-pinheiro-em-porto-alegre/ 

Com todo zelo, cada detalhe para melhor acolher os alunos, foi pensado, inclusive o nome que dá o tom integrador e protagonista da democratização e acesso a educação, faz uma liga com as características da Lomba do Pinheiro. 

Para melhor ilustrar, muito bem coloca a nossa Coordenadora Pedagógica do curso, e também professora de história, Tavama Nunes: O nome é uma brincadeira entre o nome do bairro, como também uma imersão do conceito quilombo, um lugar de resistência, superação, um lugar para todos. "A gente quis juntar o nome da Lomba do Pinheiro com o termo quilombo, que é um espaço de de resistência e de luta. Para refletir, sempre nas primeiras aulas temos a seguinte provocação: que Lomba do Pinheiro nós desejamos, uma Lomba do Pinheiro com jovens universitários. O nome veio desse pensamento de inclusão". Mais detalhes podem ser vistos no link:   https://www.brasildefators.com.br/2021/04/28/curso-kilomba-espaco-de-democratizacao-e-acesso-a-educaca

O curso no seu primeiro ano já aprovou alunos para os bancos universitários. Conta com um copo docente qualificadíssimo, e uma equipe de lideranças de apoio nos dia das aulas, que de forma voluntária prestam esse relevante e magnífico serviço a dezenas de jovens e adultos da nossa região. Parabéns aos novos alunos e alunas.  :

As inscrições realizadas para as aulas presenciais contam com 54 interessados, cujas aulas ocorrerão no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), parceiro numero um desde o primeiro momento, juntamente coma Paróquia Santa Clara, no endereço: Estrada João de Oliveira Remião, 4444 – parada 10 da Lomba do Pinheiro.

Para essa temporada de inscrições, o curso contará com 37 mulheres e 17 homes, oriundos de diversos bairros: 70,4% são moradores da Lomba do Pinheiro; 9,3% da Restinga; e de outros lugares: Pitinga; Agronomia; Partenon; Alto Teresópolis; Viamão e Sagrada Família.

Com relação a etnia: 40,7% auto se declararam brancos; 33,3%, pretos; 25,9%, pardos. Destes, 90,7% concluíram seus estudos na rede de ensino público. 61,1% inteiramente concluído; 27,8% concluindo em 2022 e 11,1% nos próximos anos. 61,1% não trabalham e 38,9% trabalhando ou fazendo estágios. Quanto a renda familiar: 66,6% ganham entre 1 e 2 salários mínimos; 29,6%, menos de um salário mínimo e uma pequena parcela acima de 3 salários mínimos. 90,1% Já se encontram vacinados contra o Covid-19.

Parabéns lideranças e professores engajadas nessa majestosa tarefa. Está é uma tarefa sagrada e marcada por uma pauta de valorização à educação. Parabéns todos e todas que acreditam na construção coletiva. Sucesso alunos e alunas e aproveitem esse momento sublime e avante ao êxito dos seus sonhos de vida.

Francisco Geovani de Sousa

Coordenador do Conselho Popular

da Lomba do Pinheiro

Um comentário: