sábado, 7 de maio de 2011

Conselho Popular Acompanha Câmara na Comunidade em Visita a Creche Estrela Mágica e Vila Esmeralda









Na manhã dessa sexta-feira, 06/05/2011, o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro esteve presente nas visitas feitas pelo "O Câmara na Comunidade, na Casa Comunitária Estrela Mágica e na Vila Esmeralda. A mesma tinha por objetivo buscar soluções para demandas pendentes e pejudicando à comunidade devido a morosidade do poder público.

Na Creche Estrela Mágica estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), o vereador Toni Proença (PPS), e representantes dos vereadores Aldacir Oliboni (PT) e Elias Vidal (PPS), juntamente com o secretário adjunto da Governança Local, Marcos Botelho, representantes das secretarias municipal da Saúde e do Meio Ambiente, DEP, CAR Lomba, e das Associações de Moradores das Vilas Bonsucesso, Nova São Carlos, Panorama, Santa Helena, Mangue Seco, Chácara das Pêras e Conselho Popular.

A coordenadora da Creche, Tereza dos Santos Leiria (Fátima), na ocasião fez o pedido de urgência para a construção da nova sede do estabelecimento. Segudno o relato da coordenadora, a Estrela Mágica, desde 1996, ano de sua fundação, está estabelecida em uma casa alugada, na Parada 15 da Lomba do Pinheiro, e vem desde essa época na luta por uma sede própria.

Nesse própisito a direção da istituição mobilizou a comunidade e garantiu verba no Orçamento Participativo para aquisição e construção do novo prédio, no entanto, até o momento vem aguardando do Executivo Municipal a agilidade dessa construção definitiva.

Segundo Fátima os proprietários do prédio deram prazo até dezembro de 2011 para entregar o imóvel, visto a conclusão do contrato. Diante disso teme que uma vez não tendo a nova sede construida não saberá como irá atender as 75 crianças atualmente matriculadas na instituição. Clama por providencias urgentes!

De acordo com o secretário adjunto da Governança Local, Marcos Botelho, o projeto da futura sede da Creche já está pronto para ser executado, aguardando somente o desmembramento da área, que foi cedida pelo loteamento que está sendo construído no local. Na ocasição garantiu que até dezembro/2011 a nova sede estará em condições de assumir suas atividades sem prejuíza às crianças.

Na Vila Esmeralda, cuja visita foi realizada por uma das lideranças daquela comunidade, Eliomar Rosa, as demandas apontadas foram acerca do posto de saúde, área para uma creche e outra para uma área de lazer.

Ressaltamos a iniciativa do Câmara na Comunidade que é um projeto muito importante, pois dá visibilidade aos problemas do dia-a-dia que os moradores enfrentam, mostrando ao Poder Público o que realmente acontece na cidade.

Nesse sentido o Conselho Popular se agrega para efetivar o monitoramento das demandas apontadas e reivindicadas pelas comunidades dando apoio e força para a efetiva definição das mesmas.

Fracisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Um comentário:

  1. gostaria de saber se a escolinha ursinho puff e regoralisada e fiscalisada porque tem muita inrreguralida nela principalmente na alimentacao das criancas, elas sempre estao passando mau ex.diarreia.vomito,porisso goetaria que se fosse possivel fazer uma fiscalisacao na escolinha.

    ResponderExcluir