domingo, 29 de maio de 2011

Lomba do Pinheiro Sedia a Maior Pré-Conferência de Saúde da Capital até o Momento



Não só de carências de políticas sociais a região bate recorde, mas também de mobilização social. É assim que ocorreu na tarde deste sábado (28/05/2011), na Pré-conferência de Saúde Partenon/Lomba do Pinheiro, realizada no CTG Pousada da Figueira, na parada 17, onde se fizeram presentes quase 300 participantes.

Com o tema: “Todos usam o SUS – Acesso e Acolhimento em Porto Alegre”, a mesma tinha como objetivo eleger e aprovar diretrizes e propostas para os seis eixos elencados: I - Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS; II - Política de Saúde na Seguridade Social; III - Participação da Comunidade e Controle Social; IV - Financiamento e Relações Público x Privado; V - Gestão do Sistema e Pacto pela Saúde; e, VI - Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

As propostas aprovadas devem ser encaminhadas para a 6ª Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, no Salão de Atos da PUCRS (Avenida Ipiranga, 1668); em consonância à 14ª Conferência Nacional de Saúde, a Conferência de Porto Alegre visa a impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária.

Nessa pré-conferência estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde – Carlos Henrique Casartelli; representantes dos Conselhos Municipais de Saúde e Conselhos Distritais de Saúde do Partenon e Lomba do Pinheiro, bem como representantes do Legislativo Municipal – Olibone e Maristela Maffei; além de trabalhadores da saúde, acadêmicos; e dezenas de lideranças comunitárias e usuários.

A mesma ocorreu com debates realizados pelos grupos temáticos e apresentando ótimo resultado no conjunto das propostas apontas pelos participantes. Encerrou-se às 20h após apresentação e votação de cada diretriz e ações sinalizadas. Na ocasião também foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Municipal.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário