quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Juventude da Lomba do Pinheiro Debaterá Temas do seu Cotidiano em Seminário





Nessa sexta-feira (25/11/2016) será realizado o grande seminário da juventude da região da  Lomba do Pinheiro. O mesmo ocorrerá no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), e está sendo organizado sob a coordenação da Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente da região, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e CPCA.

O público alvo do evento são adolescentes das escolas da região, incluindo a UERGS, o Colégio Aplicação da UFRGS e o Pro Jovem, num total de dezoito instituições envolvidas e uma estimativa de 400 participantes. Cada uma debateu um tema determinado com seus jovens e apresentarão de forma e critério variados, a síntese dos debates, no seminário sob a representação de 15 jovens por escola/instituição.

Os temas debatidos pelos mesmos são:

1Protagonismo dos jovens na criação de novas lideranças, multiplicadores e referências positivas nas suas comunidades;
2Relação dos jovens com o seu espaço de aprender (escolas, instituições...): como ela me faz bem e que projetos educacionais podem ser melhorados?
3Relação do Jovem com a Família: Que valores devem ser fortalecidos na minha família para um bom crescimento pessoal na sociedade?
4Relação dos jovens com a cultura de Paz: O que cada jovem pode fazer para construir um mundo menos violento?
5Os Jovens com relação a qualificação profissional/mundo do trabalho: Que mecanismos podem favorecer na qualificação e ingresso as primeiras experiências profissionais?
6A ralação do jovem com as novas tecnologias (internet, redes sociais, aplicativos eletrônicos, etc): O que essas ferramentas favorecem na vida da juventude e como cada um pode aprimorar para o melhor uso das mesmas?
7A relação dos jovens com as fronteiras territoriais entre cultura e lazer: Que relações podemos construir para qualificar esses espaços?
8Relação dos Jovens com os valores de solidariedade e respeito com o outro (bullyng, autoridades hierárquicas, pluralidade de pensamento, diversidades, etc.): Que cada um pode contribuir para um ambiente mais humanizado e tranquilo?

Será mais um evento que demarcará o protagonismo das instituições da Lomba do Pinheiro, desta vez envolvendo a juventude. Além da relevante atuação como co-organizadores do Seminário: (a Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente da região, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e CPCA), o evento contará ainda com as parcerias do: Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, SMED, SEDUC, Smarh, Guarda Municipal, Faders, Carris, CAR Lomba e o Consórcio Mais.

Parabéns aos organizadores, parabéns a região da Lomba do Pinheiro por mais essa iniciativa e parabéns a toda juventude envolvida!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Boa luta!

    ResponderExcluir
  2. Any, o seminário da juventude da Lomba do Pinheiro já está com o seu cenário montado e cerca de 400 pessoas estão confirmadas com presença certa.... Já é sucesso absoluto, visto que os debates já ocorreram nas escolas envolvendo cerca de 1000 pessoas nos pré debates, e amanhã será feito a socialização da síntese pelos jovens.!!! #Um momento importante na vida dessa gurizada.

    ResponderExcluir