sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Juventude da Lomba do Pinheiro Faz Bonito no seu Semináro






Nesta sexta-feira, 25/11/2016 mais de 400 jovens da Lomba do Pinheiro estiveram reunidos no I Seminário para a Juventude da Lomba do Pinheiro: Sujeitos da sua História e construtores da sua Identidade. Que mundo queremos para nós? O evento ocorreu no CPCA, sob a coordenação da Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente da Lomba do Pinheiro, do CPCA e da CJDH.

O mesmo teve como objetivo proporcionar aos adolescentes da Região da Lomba do Pinheiro, um processo de debate e reflexão de temas relacionados às suas vidas, fortalecendo-os com as diversas trocas de experiências, o caráter solidário e respeitador com todos os quais interagem buscando um olhar crítico e propositivo à sociedade em que vivem. 

Participaram do evento todos as escolas da Região incluindo o Colégio Aplicação e a Uergs, bem como o Pro Jovem, sendo ausentes apenas as Escolas Agrônomo Pedro Pereira, La Salle e Escola Estadual Solimões. A abertura contou com atração do IPDAE e no final com Pod Sambar.

O seminário precedeu a realização de debates temáticos com os alunos das escolas, a partir dos 12 anos de idade, dialogando e aprofundado assuntos relacionado à sua vida cotidiana, conforme podem serem vistos no link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2016/11/juventude-da-lomba-do-pinheiro-debatera.html.

As apresentações foram demarcantes, pois a riqueza da criatividade e do resultado da reflexão dos temas enriqueceu a dinâmica do evento. Peças teatrais, dança, música,  cartazes, painel de debate (como foi o caso do Colégio Aplicação da Ufrgs), entre outras dinâmicas, foi o resultado surpreendente deste primeiro seminário.

O evento impressionou pela maneira como foi desenvolvido: a metodologia, a forma de provocação dos debates nas escolas, a maneira diversificada de apresentação, bem como a retirada dos adolescentes do seu casulo provocando-os a fazerem algo diferente nas suas vidas, inclusive participar de um evento como esse seminário, onde foram os principais protagonistas,

Esse primeiro seminário foi um bom laboratório para o investimento de um outro evento semelhante, tratando temas da juventude e com a juventude da região da Lomba do Pinheiro. Parabéns aos diretores e profissionais das escolas que se engajaram com compromisso e deram vida a este importante evento, e à valorização aos seus alunos. Parabéns a todos organizadores e principalmente aos jovens que foram brilhantes no evento.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro  

Nenhum comentário:

Postar um comentário