domingo, 26 de novembro de 2017

Seminário Sobre Associações de Moradores Encerra Atividades do Conselho Popular em 2017 e tem Excelente avaliação pelos Participantes






O Seminário: "O Movimento Popular e o Protagonismo das Associações de Moradores, na Luta por Garantias e Defesa de Direitos Básicos: Um olhar Crítico sobre a Sociedade Contemporânea", que foi organizado pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, demarcou a ultima atividade oficial, em 2017.

Foi um momento rico de excelentes palestras e intervenções das lideranças presentes, que debateram e refletiram o contexto das Associações de Moradores na atual conjuntura em que vivemos. Marcado por momentos de descontração, com a participação de dezenas de lideranças que representavam trinta e seis instituições da região, conclui-se a atividade com excelente avaliação dos presentes.

O evento ocorreu na tarde do sábado (25/11/2017), no auditório do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) e tinha por objetivo proporcionar aos diretores de Associação de Moradores envolvidos no movimento popular da Lomba do Pinheiro, aprofundamento sobre a importância do papel das Associações de Moradores, diante da atual conjuntura econômica, política e social, e refletindo suas ações para aprimorar as intervenções em benefício das camadas mais vulneráveis da sociedade. 

É importante se resgatar o papel protagonista das Associações de Moradores, que já foi muito pujante em outras épocas, com análise crítica das nuances da sociedade, combatentes das injustiças sociais, com compromisso e lado frente aos desafios das demandas existentes, bem como, com a necessária pluralidade nas intervenções, com compromisso e articulação diante do contexto refratário do OP, dos desmontes de políticas públicas e o crescente enfraquecimento da democracia participativa.

O evento foi marcado pela fala de quatro painelistas com temas distintos e iniciou-se com as boas vidas aos presentes e contextualização do Seminário. Contou com duas mesas de debates, onde no primeiro momento, coordenada pelo Diretor da Escola Saint Hilarie, o professor Ângelo Barbosa, com os seguinte temas e palestrantes:

* Painel - O Contexto histórico do Movimento Popular e das Associações de Moradores e a interface com as ações do momento atual - contou com a colaboração de Francisco Tavares de Limas, Licenciado em Filosofia pela PUC/RS, professor da Escola La Salle Esmeralda e coordenador de Pastoral no Colégio Vicentino Santa Cecília. Na sua fala ressalta o papel do agente social que cada lideranças tem para lutar por uma sociedade mais justa e solidária, onde todos são detentores dos seus saberes, mas têm que saber conviver em sociedade e grupos respeitando a adversidade e as diferenças que cada um tem. É pela solidariedade, ética e compromisso que todos se fortalecem para enfrentar os desafios de construir uma sociedade mais justa e fraterna, conclui.

* O outro painel dessa mesa - O Movimento Popular e o Protagonismo das associações de Moradores, na luta por garantias de direitos básicos: Um olhar crítico sobre a Sociedade Contemporânea -  contou com a fala de Jairo Carneiro: Ex´- Assessor da Pastoral Operária/RS, Ex dirigente da CUT/RS e atualmente Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul. Jairo traçou um paralelo entre as lutas do movimento sindical e o papel da Associações de Moradores - entre os meios de produções (ambiente de atuação dos sindicatos) e o meio de consumo e serviços (ambiente onde intervem as Associações de Moradores. Compara com uma moeda e suas  faces cuja importância dessas duas instâncias de lutas tem que ter o mesmo patamar de importâncias. 

Após ao intervalo, deu-se a sequencia da segunda mesa. Desta vez coordenada pela vice diretora da Escola Municipal Guerreiro Lima, Tavama Nunes. Os palestrantes e painéis são os que seguem:

* Painel - A construção das políticas públicas e a participação popular - contou com a contribuição de Roque Grazziola: é coordenador da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis. Provocou a reflexão centrando-se em três eixos de análise - A cultura: que forma a visão de mundo (a organização e a disputa de Classes sociais); - O Estado: que governa leis (os meios de controle - quem manda no Estado? As estruturas, o Governo? ou o controle social pelo movimento popular?); e - O Capital e o Trabalho: que controlam os bens (tem nesse ambiente a grande base da sociedade, as camadas mais vulneráveis que vendem sua força de trabalho, nem sempre de maneira justa recebem seu salário em detrimento do dono do capital e meios de produção que só se enriquece). Chama a atenção para a reflexão que todos devem fazer de que lado devem estar os dirigentes das Associações? Qual o papel e que devem defender diante das injustiças enfrentadas pelos mais vulneráveis. Quem manda? Quem tem o poder nessa dimensão? A organização popular é forte e reverte uma conjuntura se rumar no mesmo propósito com consciência e palmilhando para uma sociedade mais justa. O bom dirigente tem que tomar essa consciência e entender o lado que está diante dessa realidade social, conclui Roque.

* Ultimo Painel - O papel das Associações de Moradores na construção do trabalho de base e mobilização por direitos - contou com a colaboração de Alcindo Rodrigues Pereira: Presidente da União de Moradores de Canoas - UAMCA; segundo tesoureiro da FEGAM e Conselheiro Municipal de Saúde pelo Condel da CONAM. Ressalta a importância do fortalecimento das instâncias organizativas para enfrentar os descasos dos governos. Que as direções precisam ser criativas, com tarefas bem definidas e planejamento construídos por seus integrantes para êxito nas mobilizações e resultados nas suas demandas.

Para cada mesa de painel se possibilitou a intervenção das lideranças que se ativeram ao contexto de da cada painel, refletindo e debatendo sobre o papel das Associações de Moradores. Todos ressalta a importância deste seminário e propõe novas edições para o aprofundamento e fortalecimento dessas instâncias de organização social. 

Na avaliação no final do encontro, todos saudaram e comentaram sobre o bom resultado da tarde. Parabéns aos que estiveram nesse seminário protagonizado pelo Conselho Popular que contou com a importante atuação de lideranças como: Frei João, Tavama, Ângelo, Rambo, Salete, Bruno, Liciê, Pinheiro, Gilmar, Teresinha, Lucia, Ricardo, Tânia, Paulo, Selvino, Ze da Lomba e muitos outros de seu jeito. Um movimento popular só se torna pujante, na medida que todos militantes sabe seu lado certo na defesa dos mais oprimidos da sociedade e constroem diariamente um mundo melhor, mais solidário e justo para todos.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro  

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor, monento raro de debate no atual contexto, so foi possível pela confiança das lideranças no Conselho popular da Lomba do Pinheiro, cobstruido ao lobgo dos anos

    ResponderExcluir
  2. Realmente Copinaré, sai dali daquele evento muito satisfeito com a participação de diversas instituições, com as importantes falas dos palestrantes e as intervenções das lideranças. O Conselho Popular tem proporcionado momentos significativos para a luta e ampliação de conhecimento que desejam qualificar suas intervenções no Movimento Popular. Gratidão pela participação e comentário!! Abraço, Geovani

    ResponderExcluir