Na noite dessa quinta-feira, 27/12/2018 em reunião da Comissão de Educação e Cultura do Conselho Popular, com lideranças da região da Lomba do Pinheiro, onde foi apreciado e aprovado o Projeto Pré-Vestibular/ENEM KiLOMBA, que será implantado na Lomba do Pinheiro, de forma gratuita e contando com parcerias voluntárias de professores e instituições como Centro de Promoção da Criança e do Adolescente - CPCA; Paróquia Santa Clara; UERGS, UFRGS IFE Restinga, entre outros.
O mesmo terá como objetivo geral, proporcionar aos jovens e
adultos, preferencialmente da Lomba do Pinheiro, um curso Pré-Vestibular para
viabilizar conhecimento que permita o acesso acadêmico à UFRGS, bem como a
outras instituições universitárias de ensino e certificação do ENCEJA.
É gritante os indicadores sociais da Região como um todo, cuja taxa de analfabetismo é de 4,03% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 2,07 salários. Tem um índice de aprovação no ensino médio de 44%, mas o abandono nessa mesma modalidade chega a 14%.
Qualificar o
conhecimento e proporcionar o acesso dos moradores da região na academia,
sobretudo na UFRGS, é abrir oportunidades ao mundo trabalho aos mesmos. Razão
pela qual é fundamental a existência de um curso Pré-vestibular para instrumentalizá-los
a partir dessa ação afirmativa do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro. Conforme
cita Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela
tampouco a sociedade muda.”
Investir em possibilidades como a proposta do KiLomba é romper com a defasagem na disputa de vagas em universidades públicas, principalmente da nossa população oriunda das precárias escolas públicas, em que os alunos do ensino médio não possuem as mesmas competências e oportunidades que os alunos que fazem parte da rede particular de ensino.
Investir em possibilidades como a proposta do KiLomba é romper com a defasagem na disputa de vagas em universidades públicas, principalmente da nossa população oriunda das precárias escolas públicas, em que os alunos do ensino médio não possuem as mesmas competências e oportunidades que os alunos que fazem parte da rede particular de ensino.
Desse modo, mediante os
ensejos apresentados, faz-se importante e se justifica a implantação de tal
projeto, para que a população da Lomba do Pinheiro possa ocupar a maioria das
vagas ofertadas no ensino superior público, para assim atrairmos em médio prazo
empregos com melhor remuneração para nossa gente, principalmente para os de
origem humilde e oriundos da classe trabalhadora.
O Propósito é já iniciar a primeira turma, com perspectiva de 30 alunos, concluindo ou com o ensino médio completo, preferencialmente da Lomba do Pinheiro, com baixo poder aquisitivo, em março de 2019. Para isso o Conselho Popular realizará reunião de planejamento das atividades do KiLOMBA, juntamento com lideranças da região e professores, em 17/01/2019.
Todos são convidados para ser protagonista nessa ousada iniciativa em prol da população do nosso bairro. Se engaje, apoio ajude a viabilizar.
Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro
Caro Geovani,
ResponderExcluirEntro em contato por indicação de Dona Lourdes, da horta comunitária da Lomba do Pinheiro.
Sou professor da Faculdade de Educação da UFRGS e gostaria de te entrevistar, dada tua trajetória como ativista no bairro.
Estou fazendo pesquisa na Lomba do Pinheiro e procurando conhecer o cotidiano e as histórias de vida de pessoas que vivem na comunidade, como já fiz em outros da cidade.
Repasso link para o blog de meu projeto: www.ufrgs.br/enunciarcotidianos
Fico no aguardo de tua resposta.
Cordialmente,
Leandro R. Pinheiro
Deixo meu email: leandropinheiro75@gmail.com
ResponderExcluirGostaria de contribuir para o projeto, mas não acho nenhum contato para ligar. Arrecadamos muitos materiais preparatorios para vestibular e ensino medio e gostaria de efetuar a doação para o projeto kilomba.
ResponderExcluirfavor entrar em contato no email: gabrielandraderuas@gmail.com