sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Aprovado o Projeto do Cursinho Pré Vestibular KiLOMBA que beneficiará Jovens e Adultos da Lomba do Pinheiro



Na noite dessa quinta-feira, 27/12/2018 em reunião da Comissão de Educação e Cultura do Conselho Popular, com lideranças da região da Lomba do Pinheiro, onde foi apreciado e  aprovado o Projeto Pré-Vestibular/ENEM KiLOMBA, que será implantado na Lomba do Pinheiro, de forma gratuita e contando com parcerias voluntárias de professores e instituições como Centro de Promoção da Criança e do Adolescente - CPCA; Paróquia Santa Clara; UERGS, UFRGS IFE Restinga, entre outros.  

O mesmo terá como objetivo geral,  proporcionar aos jovens e adultos, preferencialmente da Lomba do Pinheiro, um curso Pré-Vestibular para viabilizar conhecimento que permita o acesso acadêmico à UFRGS, bem como a outras instituições universitárias de ensino e certificação do ENCEJA. 

É gritante os indicadores sociais da Região como um todo, cuja taxa de analfabetismo é de 4,03% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 2,07 salários. Tem um índice de aprovação no ensino médio de 44%, mas o abandono nessa mesma modalidade chega a 14%. 

Qualificar o conhecimento e proporcionar o acesso dos moradores da região na academia, sobretudo na UFRGS, é abrir oportunidades ao mundo trabalho aos mesmos. Razão pela qual é fundamental a existência de um curso Pré-vestibular para instrumentalizá-los a partir dessa ação afirmativa do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro.  Conforme cita Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” 

Investir em possibilidades como a proposta do KiLomba é romper com a defasagem na disputa de vagas em universidades públicas, principalmente da nossa população oriunda das precárias escolas públicas, em que os alunos do ensino médio não possuem as mesmas competências e oportunidades que os alunos que fazem parte da rede particular de ensino. 

Desse modo, mediante os ensejos apresentados, faz-se importante e se justifica a implantação de tal projeto, para que a população da Lomba do Pinheiro possa ocupar a maioria das vagas ofertadas no ensino superior público, para assim atrairmos em médio prazo empregos com melhor remuneração para nossa gente, principalmente para os de origem humilde e oriundos da classe trabalhadora.

O Propósito é já iniciar a primeira turma, com perspectiva de 30 alunos, concluindo ou com o ensino médio completo, preferencialmente da Lomba do Pinheiro, com baixo poder aquisitivo, em março de 2019. Para isso o Conselho Popular realizará reunião de planejamento das atividades do KiLOMBA, juntamento com lideranças da região e professores, em 17/01/2019.

Todos são convidados para ser protagonista nessa ousada iniciativa em prol da população do nosso bairro. Se engaje, apoio ajude a viabilizar.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro 


3 comentários:

  1. Caro Geovani,

    Entro em contato por indicação de Dona Lourdes, da horta comunitária da Lomba do Pinheiro.
    Sou professor da Faculdade de Educação da UFRGS e gostaria de te entrevistar, dada tua trajetória como ativista no bairro.

    Estou fazendo pesquisa na Lomba do Pinheiro e procurando conhecer o cotidiano e as histórias de vida de pessoas que vivem na comunidade, como já fiz em outros da cidade.

    Repasso link para o blog de meu projeto: www.ufrgs.br/enunciarcotidianos

    Fico no aguardo de tua resposta.

    Cordialmente,
    Leandro R. Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Deixo meu email: leandropinheiro75@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de contribuir para o projeto, mas não acho nenhum contato para ligar. Arrecadamos muitos materiais preparatorios para vestibular e ensino medio e gostaria de efetuar a doação para o projeto kilomba.
    favor entrar em contato no email: gabrielandraderuas@gmail.com

    ResponderExcluir