quinta-feira, 30 de março de 2017

Conselho Popular tira datas para o Seminário sobre o Crescimento Populacional da região, Rumos do OP e Homenagem às Lideranças





Na noite desta quarta-feira, 29/03/2017, no Espaço Solidário da Paróquia Santa Clara, lideranças da região da Lomba do Pinheiro, de várias comunidades e seguimentos organizados, reuniram-se para debater demandas prementes e a definição do calendário das próximas ações do Conselho Popular.

Inicialmente passado o informe sobre o Curso de Inglês para lideranças comunitários, que se iniciará sábado, dia 01/04/2017, às 14 horas no auditório do CPCA. Temos entre 25 e 30 pessoas confirmadas. Na sequencia foi relatado sobre a reunião pública que a rede da criança e do adolescente da Lomba fará com as demais redes da cidade e chamamento do ministério público para entrega de dossiê sobre os problemas das políticas públicas na cidade.

De imediato foi trazido a situação acerca do rumor da saída do Posto da Brigada Militar da parada 16, que deve se mudar para a sede da Aparício Borges, no Partenon. Os Coordenadores do Fórum de Justiça e Segurança da região, Vosmar e Bruno, informaram que já estão tratando desse tema e que já tinham feito reunião com o Comando da BM e que dia 06/04/2017 o assunto continuará em debate.

Seguindo a pauta, debateu-se ainda sobre o ônibus que foi queimado na Vila Esmeralda atingindo moradores dessa Comunidade e da Vila dos Herdeiros. Foi dado retrato de uma reunião que já ocorreu entre EPTC, BM, Polícia Civil e também representantes dessas comunidade. Que dia 04/04/2017, às 19 horas haverá reunião para tratar desse tema na comunidade dos Herdeiros.

Membros da Comissão de Transporte participará dessa reunião, porém foi aprovado pelos presentes que a questão do transporte coletivo da região assim como temas que envolvem mais de uma comunidade deve ser tratado por instancias regionais, como é o cado do Conselho Popular, que apoiará todas as lutas de qualquer seguimento ou comunidade, mas não reforçara ações fragmentadas dando margem aos interesses de governos, ou seja, de se beneficiar de demandas isoladas em detrimento do conjunto. Não será impedido de membros da comissão de transporte estar junto, mas não em nome da Comissão de Transporte Conselho Popular.

Também foi levantado sobre o constante problema da falta d'água no bairro. Foi aprovado que na próxima agenda faremos um encaminhamento mais pontual. Principalmente, cobrando as demandas elencadas na ultima reunião com a Direção do DMAE.

Após amplo debate foi aprovado a realização de um seminário que tratará sobre Os Impactos Sociais do Crescimento da População na Região e a Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre. O mesmo ocorrerá em duas noites seguidas: 18 e 19 de maio de 2017, onde será debatido temas específicos por painelistas. No primeiro dia serão convidados Alguém que Coordenou o Grupo de Planejamento Local (GPL), no Projeto Lomba do Futuro; outra pessoa representando a comunidade que fará um diagnóstico atual do bairro e um representante do Município/Estado para falar de perspectivas e resoluções. Nesta noite o painel se debruçará sobre Os Impactos Sociais do Crescimento Populacional da Região.

No dia 19/05, o painel será sobre a Metamorfose e os Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre – a mesa será composta por alguém que implementou o OP na Capital Gaúcha (sugerido Olívio Dultra); Primeiro Coordenador do Conselho do OP – COP (Já confirmado a participação de Luciano Fedozzi); e alguém da atual gestão do OP.

Para organizar o evento foi aprovado uma comissão que buscará local, confirmar nome de palestrantes, divulgação e apoiadores se for o caso. A pessoas encarregadas são: Geovani, Patrícia e Ricardo.

Concluindo a agenda da noite, os presentes aprovaram para o dia 06/05/2017, à noite, onde será realizada as Homenagens ao dia do Líder Comunitário. Nessa ocasião se programará atividades lúdicas, onde lideranças do bairro seja reconhecido por sua atuação em benefício da sua comunidade e da Região como um todo.

A proposta é que as homenagens ocorram em três níveis:
1 – Identificar lideranças que atuaram de forma ativa e com reconhecimento pelos moradores da sua comunidade e que tenha participado de ação que beneficiou significativamente à comunidade, e à região como um todo. Que esse simbologismo identificado tenha proporcionado a boa forma de agregar, articular seus vizinhos em favor do bem comum, pela qualidade de vida de todos em geral e em defesa da justiça social. São parte dessa homenagem todos que atuaram até 1995.

2 – Neste nível de homenagem serão contempladas das as pessoas que atuaram entre 1995 e 2005, que tenham tido alguma atuação e com reconhecimento por sua comunidade por alguma feito importante, bem como seguindo critérios semelhantes e contidos no item 1. Bem como, que tenha atuado na direção de alguma Associação de Moradores, Fóruns e algum dos Conselhos da Região.

3 – Serão homenageados lideranças que atuaram entre 2005 e 2015, tendo como base os mesmos critérios contidos nos itens 1 e 2.

A forma de indicação ocorrerá pelas lideranças locais o pelo Conselho Popular para os homenageados do item 1 podendo chegar entre 10 e 20 pessoas. No caso dos itens 1 e 2, a ideia é que para cada item cada comunidade possa indicar 10 lideranças que contemplem os critérios já mencionados. Chegando num total de aproximadamente 100 homenageados.

Foi indicado Geovani e Patrícia para programar essa atividade, que deve ocorrer num local amplo e com possibilidades de atrativos lúdicos, podem ser num CTG ou outros ambientes. Sendo que situações particulares fora dos critérios pontuados nos três itens essa comissão pode dirimir.

Também deve ser homenageados instituições que por vezes já apoiaram e a poiam diretamente as ações do Conselho Popular. Pare esse ato de homenagem, deve ser convidado autoridades, lideranças, instituições e a comunidade para valorizar os seus militantes sociais.

Esta iniciativa pioneira do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, tem por objetivo reconhecer a abnegação de muitos ainda no estado lúcido da sua existência. É a história da região que de algum jeito teve a participação ativa dos mesmos. Dentro desse protagonismo desta instância de organização popular é que ouros contos tem solicitado a apresentação dessa experiência, para ser implantado em outros bairros e cidade, como é o caso de Alvorada, Viamão e Restinga.

Vida longa para todos lutadores e lutadoras sociais!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário