sexta-feira, 16 de junho de 2017

Faça Sua Inscrição Para o Seminário Sobre o Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro

Já estão sendo feitas as inscrições para o Seminário Sobre os Impactos do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro, e a Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de junho de 2017, a partir das 19h no Auditório de CPCA, na parada 10 da Lomba do Pinheiro

Sua inscrição pode ser feita por este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfp5PbnP67R5GKdSCV1Te0AiY4r4jqareIivUXCTPN-F3XNtQ/viewform ou ainda no link ao lado direito superior deste blog, conforme pode ser visto.

O prazo para as inscrições ocorre até o dia 23/07/2017, cujas vagas são limitadas. Aproveite e faça a sua. Confira abaixo a programação:

PROGRAMAÇÃO dia 28/06/2017 EIXO I: Os Impactos Sociais do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro: o mesmo ocorrerá com intervenção de palestrantes em três momentos: 

1) Proporcionar um aprofundamento do diagnóstico da realidade atual do bairro (sua geografia com limites do bairro, dados demográficos e sua forma de organização). Palestrante: Professora Tavama Nunes dos Santos – Historiadora; Mestre em História; Diretora Adjunta da Escola Municipal Afonso Guerreiro Lima. 

2) Abordará dados com indicadores sócio econômicos da região e seus contrastes sociais com relação aos demais bairros da cidade. Palestrante: Dão Real Pereira dos Santos – Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre/RS; Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre/RS; Superintendência da Receita Federal na 10ª Região Fiscal. 

3) Neste ponto teremos uma abordagem sobre os aspectos aprofundados pelo “Projeto Lomba do Futuro” através do Grupo de Planejamento Local (GPL), que foi a experiência Piloto desenvolvido na região quando da mudança do Plano Diretor da Capital Gaúcha (no final da Década dos anos 90 e n o i n í c i o d o s a n o s 2 0 0 0 ), o n d e s e r á contextualizado o momento do início do levantamento do GPL com suas variáveis e propostas, a evolução a partir desse momento (empreendimentos já em curso e habitados), bem como visualizar perspectivas futuras (informações de deliberações do Atual Conselho, aprovação de empreendimentos a serem implementados e análise das possíveis mudanças da dinâmica do Plano Diretor). Palaestrante: Cléa Beatriz Hauschild de Oliveira - Arquiteta, servidora municipal da Secretaria Municipal do Planejamento (SPM) aposentada, uma das coordenadoras do“Projeto Lomba do Futuro". 

PROGRAMAÇÃO DIA 29/06/2017 EIXO II A Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre: Também ocorrerá com intervenção dos palestrantes em três momentos: 

1) Nesta contribuição será oportunizado o conhecimento acerca do surgimento do OP em Porto Alegre, os seus objetivos principais, bem como sobre a sua metodologia de funcionamento no seu início e as repercussões positivas e que dificuldades que porventura existiram na implantação desse modelo de democracia participativa. Palestrante: Olívio Dutra - Ex-prefeito de Porto Alegre e Ex- governador do Rio Grande Sul. 

2) Neste ponto será abordado sobre a forma de estrutura do OP com seus ciclos, perspectivas, desafios e o que mudou ao logo da sua existência, apontando fatores positivos e suas nuances de fragilidades no momento atual. Palestrante: Luciano Fedozzi - PPG Sociologia da UFRGS, primeiro coordenador do OP em Porto Alegre, Historiador e pesquisador sobre o tema. 

3) Neste item do debate, que será abordado pelo gestor municipal atual, será apresentado como esse mecanismo de priorização de demandas e democracia participativa se encontra atualmente, apontando se tem fatores inovadores de aperfeiçoamento e como se estrutura esse mecanismo atualmente. Palestrante: Carlos Siegle - Secretário Adjunto da Secretaria de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Porto Alegre. 

Agilize-se a faça logo a sua e aproveite essa importante oportunidade de contribuir neste debate relevante para a Região da Lomba do Pinheiro e da cidade. 

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário