terça-feira, 6 de junho de 2017

Alterações no Transporte Coletivo Provoca Protesto de Comunidades da Zona Leste da Capital Gaúcha



Ocorreu na noite desta terça-feira, 06/06/2017 manifestação feita por lideranças comunitárias e moradores da Vila dos Herdeiros, Esmeralda, Partenon, CEFER, IPÊ 1 e 2, Jardim Carvalho, Alto da Colina e o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, onde na altura do Terminal Antônio de Carvalho, interromperam o trânsito como sinal de protesto às alterações do transporte coletivo promovido pela EPTC a revelia da vontade das Comunidades.

O Ato Contou ainda com a participação do vereador Oliboni, Deputado Adão Vila Verde, assessorias do vereador Marcelo Sgarbossa e da Deputada Stela Farias, que ao contestar a forma arbitraria do o atual gestor municipal que vem imprimindo suas formas de governar sem ouvir a opinião dos envolvidos, compareceram como forma de apoio às demandas das comunidades prejudicadas.

As alterações ocorridas dão conta de encurtar as viagens das linhas: Herdeiros, Jardim Bento Gonçalves, Ipê e São Caetana, que deixarão de levar os usuário até o Centro de Porto Alegre, como culturalmente ocorria, para fazer um transbordo até o terminal Antônio de Carvalho, obrigando os moradores ter que descer e pegar outro coletivo.

O absurdo denunciado por essas comunidades é que o tempo de viagem ao destino desejado pelo passageiro vai gerar demora. Além do mais, no caso dos idosos, pessoas portadores de deficiência e adultos com criança de colo, o problema ainda é cada vez maior. 

O desejo das lideranças desse conjunto de bairros acima citados e protestando nesse ato, é que o Prefeito de Porto Alegre, junto com seus secretários responsáveis pelas pastas concernentes ao tema, passa abrir agenda e em reunião ouvir o apelo dos mesmo para que o procedimento do transporte volte ao uso de costume, bem como aprimore a sua qualidade em benefício de todos os que o usam.

Para a segurança do trânsito os manifestantes contaram com o auxilio da EPTC e Brigada Militar que contornou o risco enquanto as comunidades expressavam seu protesto e indignação com o descaso. No final do ato foi constituída uma comissão com a participação de três pessoas por cada um dos segmentos anteriormente citados, que na próxima segunda-feira (12/06/2017), no terminal Antônio de Carvalho se reunião para traçar os próximos passos desse movimento.

Na ocasião ainda foi lembrado a todos que dia 23/06/2017, à noite na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, será realizada uma grande audiência pública, onde o tema será amplamente debatido por essas comunidades envolvidas e autoridades municipais. 

Uma comunidade que não arreda a possibilidade do seu protagonismo de luta e em defesa  da justiça em benefício de todos, sempre alcançará possibilidade de promissoras vitórias. Nesse sentido continuaremos em defesa da qualidade de um transporte de um transporte público que beneficie os seus usuários  e não aqueles que já lucram há anos a custa dos trabalhadores, ou seja, os donos das empresas. 

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro       

Nenhum comentário:

Postar um comentário