sexta-feira, 23 de junho de 2017

Inscrições para o Seminário Sobre os Impactos do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro tem Elevada Adesão




Encerrou-se nesta sexta-feira 23/06/2017, o prazo para a efetivação das inscrições para participação no Seminário Sobre os Impactos Sociais do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro, e a Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre, obteve uma ótima aceitação por parte das lideranças e moradores da Região, bem como de demais cantos da cidade e região metropolitana, atingindo mais de uma centena de inscrições.

O evento marcado para os dias 28 e 29 de junho, cuja programação e palestrantes podem ser conferidos no link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2017/06/faca-sua-inscricao-para-o-seminario.html, tem por objetivo refletir e discutir com os atores sociais envolvidos ou não no movimento popular da Lomba do Pinheiro, aprofundando a atual realidade geográfica e populacional do bairro, bem como do Orçamento Participativo, para a partir da análise feita propor alternativas à realidade. 

As inscrições contemplam interessados de todos os seguimentos organizados da região, de forma equivalente. Destes 19,8% se identificaram como membros do Conselho Popular e com o mesmo percentual membros de Associações de Moradores. Integrantes do Orçamento Participativo (delegados e conselheiros) soma-se 18,1%. Representantes do Conselho Distrital de saúde são 15,5% e seguindo de 8,6% dos que participam do Conselho do Plano Diretor da Região. Com o mesmo percentual: 5,2% estão os inscritos pelo Fórum de Segurança e do CORAS. Pessoas independentes de algum segmento soma um total de 27,6%.

Seguindo na análise do perfil dos inscritos, são as mulheres que tem o maior número de inscrições, com 58,3%, conforme o gráfico abaixo: 
    
Com relação a Faixa etária dos participantes também está bem distribuído, sendo: 27,2% entre 46 e 55 anos; 24,3% entre 25 e 35 anos; 23,3% entre 56  e 65 anos, 20,4% na faixa etária dos 36 e 45 anos. Dados podem ser conferidos no gráfico abaixo:

Referente ao Grau de Instrução dos participantes 63,2% obtém curso superior (incluindo graduados, com especializações, mestrado e doutorados); 17,9% com Ensino Médio Completo. Abaixo segue a demonstração no gráfico:

As localidades onde residem os inscritos, também é muito relevante. São de todas comunidades da região e também de vários lugares da Capital e até da região metropolitana. Abaixo temos o gráfico ilustrativo, onde além dos do território objeto do debate, 34,5% são de outros lugares. 

Mais uma vez o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, acerta na agenda e no tempo com a promoção de debates com temas relevantes e ao interesse dos moradores da região. Parabéns a todos os inscritos e os que reconhecem e dão credibilidade nessa instância de organização popular, com o seu presente e ousado protagonismo em defesa do bem comum. 

São todos bem vindos aos dias 28 e 29 de junho, para essa grande atividade, onde o resultado do mesmo será consequência da atuação e participação de cada um e cada uma. Compareçam, pois no final dos dois dias, todos serão certificados pela Uergs como atividade de Extensão Universitária. 

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro 

Um comentário:

  1. Olá, sou Rafael da JR CPCA. Me inscrevi no seminário. Caso a taxa seja para cobrir lanches, gostaria de pedir a possibilidade de integrais e frutas, pois tenho dieta restrita. Caso não seja possível, me informem por favor e levo meu próprio alimento. Grato, abraço.

    ResponderExcluir